Atuação dos profissionais de psicologia nos serviços de saúde mental frente a comunidade LGBTQIA+
PDF

Palavras-chave

Psicologia. LGBTQIA . Terapia. Políticas Públicas. Saúde

Resumo

O papel dos psicólogos nos serviços de saúde mental voltados para a comunidade LGBTQIA+(termo acrônimo que representa uma diversidade de identidades sexuais e de gênero) é crucial para promover o bem-estar psicológico e superar os desafios específicos que esse grupo enfrenta. Orientações úteis para práticas inclusivas e culturalmente adequadas são fornecidas por pesquisas e referências técnicas, como as do CREPOP. A compreensão das experiências únicas dessa comunidade requer a sensibilidade desses profissionais, abordando temas como discriminação, estigma, identidade de gênero e orientação sexual. É de extrema importância a combinação de abordagens clínicas e políticas para enfrentar desafios sistêmicos, ajudando a criar ambientes mais acolhedores e acessíveis para a saúde mental da comunidade LGBTQIA+. O presente trabalho discute a relevância dessa atuação abrangente e apresenta diretrizes essenciais para profissionais dedicados ao bem-estar dessa população.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Hugo Usley Duarte Ribeiro, Zuingle Bezerra Lima Neto, Francisca Elidivania Farias & Larissa de Araújo Batista Suárez