Educação financeira: um estudo de caso sobre o planejamento financeiro dos servidores públicos do município de Marizópolis-PB
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Palavras-chave

Finanças Pessoais; Planejamento Financeiro; Educação Financeira

Resumo

Este estudo teve por objetivo evidenciar o planejamento financeiro pessoal dos servidores públicos do município de Marizópolis-PB, bem como avaliar seu nível de endividamento e alternativas de investimentos realizadas pelos mesmos. Para isso, foi adotada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa-quantitativa, aplicada por meio de um levantamento, utilizando de um questionário fechado elaborado no Google Forms. Os resultados obtidos evidenciaram que a maior parte dos respondentes fazem parte de um núcleo familiar, onde dependem de apenas um salário mínimo para honrarem com seus compromissos, com um nível de educação financeira médio. Em relação ao planejamento pessoal, é destacado que maior parte não o pratica de forma eficiente e utilizam do caderno de anotações como principal ferramenta para controle de gastos. Apesar de que a maioria afirma não estarem endividados, foi evidenciado que a maior parte de seus rendimentos mensais estão comprometidos com obrigações, além disso, poucos buscam alternativas para contornar essa situação, como realizar algum tipo de investimento, e não possuem uma reserva de emergência, o que os coloca em uma situação de risco em casos imprevistos de qualquer natureza. Diante disso, é possível compreender a importância de um planejamento financeiro eficiente para o desenvolvimento pessoal, econômico e social do indivíduo, bem como a dificuldade de acesso da sociedade a educação financeira.

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