Resumo
Este estudo adotou uma abordagem reflexiva por meio de uma revisão integrativa de literatura, buscando compreender a evolução da atuação do psicólogo na Atenção Básica à Saúde (ABS) no Brasil, explorando a inserção nas equipes multiprofissionais e destacando transformações ao longo do tempo. As seis etapas metodológicas incluíram a escolha do tema, estabelecimento de critérios, extração e análise de informações, além da interpretação e discussão dos resultados. A revisão se baseou em artigos indexados em bases de dados relevantes, utilizando descritores específicos, e abordou a necessidade de equilibrar atendimentos individuais com uma perspectiva coletiva na prática psicológica. Os resultados ressaltam a importância do diálogo entre teoria e prática, indicando uma evolução positiva na atuação do psicólogo na ABS, mas também destacam a necessidade contínua de reflexão e adaptação diante dos desafios emergentes na saúde mental comunitária.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Claudio Henrique Penaforte de Araujo, Guilherme Cipriano Vieira, Danilo de Sousa Cezario & Larissa de Araújo Batista Suárez