Integrando a Psicologia nas Medidas socioeducativas: Uma revisão integrativa
PDF

Palavras-chave

Adolescentes. Psicologia. Medidas socioeducativas. Menor infrator

Resumo

A temática sobre adolescentes infratores continua a ser abordada sob preconceitos e tabus, indicando a necessidade  de reavaliar e desmistificar esse estigma. Este estudo tem como objetivo compreender a atuação do psicólogo no contexto de medidas socioeducativas com adolescentes infratores, reconhecendo a importância dessa atuação na promoção de ajuda e acolhimento. A pesquisa adota uma abordagem descritiva, utilizando a revisão integrativa e análise de conteúdo como metodologias para investigação dos dados. No contexto da intervenção psicológica, destacam-se práticas como a escuta ativa, participação crítica na elaboração de relatórios psicossociais e o atendimento em grupo como potenciais estratégias de atuação do psicólogo. Os resultados obtidos indicam a necessidade de aprimoramento nas políticas públicas, que devem ser acompanhadas por uma fiscalização adequada. Além disso,é necessário realizar estudos adicionais nessa área, especialmente sobre o papel do psicólogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Brena Ellen Feitoza Marques, Débora Dantas de Sousa, Danilo de Sousa Cezario & Larissa de Araújo Batista Suárez