Tendências e desafios no ensino de saúde: conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre ressuscitação cardiopulmonar
PDF

Palavras-chave

Acadêmicos. Ensino em enfermagem. Parada cardiorrespiratória

Resumo

Resumo: A parada cardiopulmonar (PCR) é um problema emergencial que tem crescido no campo da saúde pública. A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) consiste em uma série de manobras, podendo ser realizadas tanto por profissionais capacitados, como por pessoas comuns que conhecem a técnica. A técnica de ressuscitação cardiopulmonar imediata pode ser realizada por profissionais médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas entre outros profissionais ou pessoas que conheçam a técnica correta. Portanto, é primordial que os estudantes de saúde tenham um conhecimento prévio referente à prática, e esta linha de pesquisa, é o que impulsiona a realização deste estudo. O objetivo do estudo é investigar as tendências e desafios no ensino de saúde e avaliar o nível de conhecimento dos acadêmicos da saúde em enfermagem nos últimos anos de ensino em Ressuscitação Cardiopulmonar. Esta pesquisa caracteriza-se por ser uma revisão integrativa de literatura - RIL. A amostragem levantada para dar suporte a este trabalho de revisão teve como foco a literatura acadêmica especializada, tendo como bases os dados da MEDLINE, LILACS, SCIELO e Google Acadêmico. Foram identificados 07 para elaboração do quadro sintético contendo as informações dos seus resultados para discussão. Assim, este estudo conclui que os achados da pesquisa permitem compreender diante dos estudos analisados que apesar do conhecimento teórico a respeito de alguns passos no atendimento à vítima de PCR por parte dos estudantes de enfermagem, ainda há um déficit relacionado à prática e ao reconhecimento da necessidade real de tratamento a partir da manobra de RCP.

PDF

Referências

ABRANTES, A. W. B. et al. Knowledge, attitudes and nursing practices on cardiorespiratory arrest in neonatal intermediate care unit: a qualitative study in the northeast of Brazil. Journal of Human Growth and Development, v. 25, n. 1, p. 97-101, 2015.

AMERICAN HEART ASSOCIATION. Guidelines: Destaques das atualizações específicas das diretrizes de 2017 da AHA. Para suporte básico de vida em pediatria e para adultos e qualidade da ressuscitação cardiopulmonar. USA, 2017.

ALVES, M. G. et al. Construção e validação de videoaula sobre ressuscitação cardiopulmonar. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 40, 2019.

BERNOCHE, C. et al. Atualização da Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2019. Arq Bras Cardiol., v. 113, n. 3, p. 449-663, 2019.

CAVEIÃO, C. et al. Diretrizes de reanimação cardiopulmonar no suporte básico de vida para adultos. Rev Ciên Saúde. v. 2, n. 3, p.1-7, 2017.

COSTA, C. R. B.; MELO, E. S.; REIS, R. K. Simulação no ensino de emergência para estudantes de enfermagem. Revista Cuidarte, v. 11, n. 2, p. 1-9, 2020.

DA SILVA, L. F. X. et al. Conhecimento dos estudantes da saúde sobre suporte básico de vida na parada Cardiorrespiratória. Research, Society and Development. v. 10, n.7, p. 1- 8, 2021.

DE PAULO, I. J. M. et al. Conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a reanimação cardiopulmonar: uma revisão integrativa. Uningá Journal, v. 58, n. 29, p. 1-7, 2021.

DE SOUSA, M. N. A.; BEZERRA, A. L. D; DO EGYPTO, I. A. S. Trilhando o caminho do conhecimento: o método de revisão integrativa para análise e síntese da literatura científica. Observatorio de la economía latinoamericana, v. 21, n. 10, p. 18448-18483, 2023.

FERREIRA, M. M. et al. Ressuscitação cardiopulmonar: uma abordagem atualizada. Revista Enfermagem Contemporânea, v. 2, n. 1, 2018.

FLORRES, G. R. et al. Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre ressuscitação cardiopulmonar. Unifuneci. Saúde e biol. v. 4, n. 7, p. 1-10, 2021.

GARCÍA, M. R.; MOYA, J. L. M. O legado do cuidado como aprendizagem reflexiva. Rev Latino-Am Enfermagem, v. 24, n. 11, p. 27-37, 2016.

GOMES, J.A.P; BRAZ, M.R. Conhecimento de acadêmicos de Enfermagem frente à parada cardiorrespiratória. Cadernos UniFOA. v. 18, n. 11, p. 85-91, 2012.

MORAIS, D.A.; CARVALHO, D.V. CORREA, A.R. Parada cardíaca extra-hospitalar: fatores determinantes da sobrevida imediata após manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Rev Latino-Am Enfermagem, v. 22, n. 4, p. 562-568, 2014.

NUNES, F. P. Conhecimento de estudantes De enfermagem sobre parada Cardiorrespiratória: estudo transversal. Revista Baiana de Enfermagem, v. 43, n. 35, p. 1-11, 2021.

PEREIRA, F. H. et al. Conhecimento de estudantes do curso Técnico em Enfermagem sobre suporte básico de vida. Research, Society and Development. v. 10, n. 1, p. 1-9, 2021.

SANTOS, I. S. N. et al. O uso da simulação clínica na efetivação de competências e habilidades na parada cardíaca para estudantes de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 7 , p. 1-7, 2023.

SANTOS, L. P. et al. Parada cardiorrespiratória: principais desafios vivenciados pela enfermagem no serviço de urgência e emergência. Revista Interdisciplinar em Saúde, v.3, p.35 - 53, 2016.

SILVA, K.R. et al. Parada cardiorrespiratória e o suporte básico de vida no ambiente pré-hospitalar: O Saber acadêmico. Revista Saúde (Santa Maria). v. 43, n 1, p. 53-59, 2017.

SILVA, D.P. et al. O conhecimento teórico de universitários concluintes da área de ciências da saúde em reanimação cardiopulmonar em pediatria. Revista GEP NEWS, v. 1, n. 1, p. 202-208, 2018.

SKALSKI, S. A. et al. Conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre a atuação do enfermeiro em parada cardiorrespiratória. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 52, n.44, p. 1-15, 2020.

SULZBACHER, M. M. et al. Contributos para o agir da enfermagem: descrição de uma prática na formação acadêmica. Revista Baiana de Enfermagem, v. 30, n. 3, p. 1-7, 2016.

SOUSA, P. H. S. F. et al. Conhecimento de discentes de enfermagem acerca da parada cardíaca e reanimação cardiopulmonar. Saúde Coletiva (Barueri), v. 10, n. 59, p. 4352-4363, 2020.

VILLELA, P. B. Aprimorando a Ressuscitação Cardiopulmonar. Arq Bras Cardiol., v. 120, n. 1, p. 1-2, 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Antonio Carlos Silva, André Luiz Dantas Bezerra