Avaliação das estratégias de enfrentamento da doença em mulheres acometidas pelo câncer de colo uterino
PDF

Palavras-chave

Neoplasias uterinas; Saúde pública; Apoio social; Adaptação Psicológica

Resumo

Resumo: Objetivos: Desvelar as estratégias de enfrentamento da doença em mulheres acometidas pelo câncer de colo uterino. Métodos: Estudo transversal com abordagem quantitativa, que incluiu 86 mulheres portadoras do câncer de colo do útero do Estado da Paraíba, atendidas no Hospital Napoleão Laureano no período de julho de 2016 a novembro de 2016. Foram utilizados como instrumentos um formulário para a coleta dos dados sociodemográficos e epidemiológicos e a Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP). Resultados: Houve significância estatística em relação à frequência de participação em culto, religião e doutrina e o fator enfrentamento focalizado no problema. Já com relação aos quatro fatores do EMEP e as variáveis sobre o relacionamento das mulheres, os fatores enfrentamento focalizado no problema e Busca de Suporte social.  Conclusão: Apesar de medidas de orientação, rastreio e tratamento da doença, o câncer de colo uterino continua sendo um problema de saúde em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento.

 

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Sâmara Rosário Guilherme da Silva, Ingrid Felix da Silva, Layza Maria de Sousa Araújo, Ianca Silva Mendes & Francisca Elidivânia de Farias