Resumo
Esse trabalho apresenta uma revisão sistemática sobre o alcoolismo no ambiente profissional. Foram analisados estudos publicados nos últimos treze anos, com foco nas principais questões relacionadas ao consequências do álcool no organismo dos indivíduos e como suas consequências afetam o empregado e o empregador no ambiente trabalhista. os resultados indicam que o ambiente de trabalho se torna uma zona extremamente hostil e desafiadora, devido a desorganização neural do indivíduo resultante do abuso alcoólico. Além disso, foi observado que o indivíduo alcoólatra acaba prejudicando o córtex pré-frontal, o que culmina em seres extremamente desregulados, estressados e propensos a acidentes de trabalho. A revisão em questão também discute algumas estratégias de intervenção psicológica para promover uma melhora significativa dessa problemática. Conclui-se que é importante a vigilância no ambiente de trabalho procurando identificar problemas como esse para que medidas eficazes sejam viabilizadas brevemente.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Jocielly Virgulino Alves Tavares, Débora Rodrigues Bezerra, André Luiz Dantas Bezerra & Larissa de Araújo Batista Suárez