Resumo
O presente artigo tem como objetivo abordar a atuação do profissional de psicologia no tratamento de usuários que utilizam substâncias psicoativas no Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), o qual engloba o CAPS AD, principal rede de apoio para os usuários de álcool ou outras drogas. O método de pesquisa utilizado foi o de revisão bibliográfica, onde através de artigos o tema foi englobado de maneira efetiva e com informações afirmativas. É notório que o consumo de substâncias lícitas e ilícitas foi por muito tempo reflexo de aspectos históricos e culturais, por esse motivo, pessoas foram discriminadas pelo meio social durante um longo período. E logo após mudanças realizadas no tratamento e reintegração social desses indivíduos, o amadurecimento de ideias provocou o desenvolvimento de uma rede de apoio, com o acolhimento de profissionais qualificados com o intuito de garantir o bem-estar psicológico desses usuários.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Marina Maria Ferreira de Lima, Ellen da Silva Sarmento, André Luiz Dantas Bezerra & Larissa de Araújo Batista Suárez