O Impactos da tecnologia na saúde física e mental de crianças
PDF

Palavras-chave

Adolescentes. Crianças. Desenvolvimento neuropsíquico. Impactos. Tecnologias. Telas.

Resumo

Introdução: O avanço tecnológico recente impactou profundamente a vida cotidiana, especialmente a saúde e o desenvolvimento infantil, através da disseminação de dispositivos móveis e da internet. Diante desse cenário, surgiu a necessidade de revisar a literatura sobre o impacto da tecnologia na saúde das crianças. Objetivo: Identificar os impactos positivos e negativos da tecnologia na saúde física e mental de crianças e adolescentes. Metodologia: Para isto, foi aplicado o método de revisão integrativa de forma sistematizada, com rigor metodológico, baseado na seguinte questão de investigação: “Quais os impactos positivos e negativos da tecnologia na saúde física e mental de crianças e adolescentes?”. Para responder a esse questionamento, foram consultadas três bases de dados relevantes, a Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Eletronic Library Online e o Google Acadêmico. Nelas, utilizaram-se termos relacionados à saúde e tecnologia no público-alvo em questão. De forma generalizada, 20 artigos foram encontrados, mas ao inserir filtros específicos, somente cinco artigos foram selecionados com base em critérios bem definidos. Resultados: A partir da análise crítica dos artigos selecionados, foi averiguado que o uso inadequado das tecnologias pode gerar impactos negativos no desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes, bem como impactos físicos como obesidade, sedentarismo, má qualidade do sono, entre outros. Conclusão: Apesar dos benefícios educacionais e de aprendizado interativo oferecidos pela tecnologia, seu uso excessivo pode acarretar problemas como obesidade infantil, dificuldade em manter a concentração e distúrbios do sono devido à exposição prolongada à luz azul dos dispositivos.

 

https://doi.org/10.61223/biamah.v4i1.96
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Andréia Emily Silva de Azevêdo, Matheus Gomes Balduino, Milena Nunes Alves de Sousa